Skip links

A IMPORTÂNCIA DOS BONS TEXTOS PARA O SITE DA SUA EMPRESA

Atualmente a criação de um site se torna de extrema importância para divulgar informações e novidades relacionadas a determinada empresa, proporcionando mais visibilidade e consequentemente atraindo mais clientes para o negócio.

Alguns dos motivos para investir em uma página na web é a credibilidade adquirida, uma vez que você será encontrado quando os potenciais clientes estiverem pesquisando na rede, o que acontece com bastante frequência, caso contrário, sua empresa estará perdendo espaço para a concorrência.

Além disso, ocorre a construção de um bom relacionamento com o cliente, gerando boas experiências. O mesmo pode ainda romper as barreiras da localização geográfica, e com uma estratégia de marketing digital adequada as chances de aproximar novos consumidores são maiores.

COMO FAZER TEXTOS ADEQUADOS

As vantagens são muitas, mas para garantir eficiência nesse processo é preciso conter em seu site textos coerentes, objetivos e bem expressivos, para despertar o interesse. Portanto, separamos algumas informações que podem ajudar:

• Conheça o objetivo do seu texto, se é para persuadir, recomendar, entreter, entre outros, as possibilidades são muitas; definido isso, procure ser específico e não perder o foco; você pode gerar conteúdo informativo sobre seus produtos ou com base no nicho do seu negócio, sempre se preocupando em apresentar informações e dados;

• Descubra qual é o seu público alvo, pois é ele quem determina o estilo de escrita que deve ser adotado;

• Leve em conta o prazo, o formato, tamanho e número de palavras, isso faz toda a diferença na hora de escrever;

• Procure saber se as informações estão completas, se os elementos não estão repetitivos ou com dados desnecessários. É importante também perceber se está faltando a abordagem de algum aspecto e se tem algum trecho que pode gerar dúvida;

• Se houver textos e frases que soem estranhas ou confusas, leia e releia para ajustar, pois as mesmas podem causar desinteresse ou desentendimento por parte do leitor;

• Abandone as ideias que não são relevantes ou não se encaixam no contexto, por mais que sejam boas ideias é preciso selecionar as informações, usando apenas o que for interesse do público;

• Revise quantas vezes forem necessárias, sempre prestando atenção na gramática e na pontuação, erros de português constantes incomodam. A leitura deve ser fácil, harmoniosa e sem falhas;

• Se dedique bastante ao primeiro parágrafo, aqui é onde o leitor pode ou não se interessar;

• Trabalhe com a coesão, tanto entre as palavras e parágrafos, quanto no assunto do texto;

• Leia o texto em voz alta para avaliar a sonoridade e assim poder evitar as combinações de palavras que não soam muito bem, nesses casos podem ser usados sinônimos;

• Recorra a ganchos e links, assim você aumenta o envolvimento do leitor com o texto, quando inserir os links distribua-os na frase que melhor descreve o conteúdo, e evite os clichês “clique aqui” e “saiba mais”;

• Faça alternâncias entre o texto corrido e tópicos, para otimizar a leitura;

• Desenvolva parágrafos curtos e disponha uma ideia em cada parágrafo para facilitar a leitura;

• O título e o texto introdutório dos textos em destaque não devem ser redundantes, nem repetir o que já foi informado, além de precisar chamar a atenção, ser breve e objetivo;

• O título presente nas páginas iniciais do site devem ajudar o usuário a direcionar a sua leitura e apresentar uma palavra-chave que defina a informação;

CAMADAS DE CONTEÚDO

Além disso, um site também pode apresentar as camadas de conteúdo, que são a distribuição das informações em um site, são elas:

• Camada de apresentação: esta é a home page, onde são apresentados os conteúdos mais interessantes, aqui deve ser considerado o que desperta mais apelo ao público;

• Camada genérica: são os textos principais que contextualizam o tema em questão, deve prender a atenção e estimular a busca por mais informações dentro do site;

• Camada de detalhamento: aqui é onde o assunto é mais especificado e pode conter além do texto, tabelas, links, entro outros. Há também camadas restritas com informações especiais.

Esse conjunto de cuidados com a escrita, permite produzir textos melhores, mais atraentes, bem elaborados e otimizados, levando seu cliente à conversão.

E não esqueça, gerar conteúdo para o site com informações sobre a empresa, seus produtos e/ou serviços, acarreta o aperfeiçoamento do seu negócio, pois as mesmas geram conteúdo para os mecanismos de busca que ajudam a promover o seu site e consequentemente seu empreendimento.

Procure deixar seu site sem poluições e trabalhe não somente com textos, mas com gráficos, imagens, vídeos e áudios, para que o leitor tenha outros atrativos e permaneça interessado, quanto mais tempo o usuário permanecer no site, melhor é o engajamento com a marca; É muito importante que você deixe sempre um canal de interação para que o seu público possa receber dicas, sugestões e até tirar dúvidas.