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6 Tendências Tecnológicas para E-commerce

O crescimento do e-commerce tem sido algo notório, principalmente depois que o distanciamento social passou a fazer parte do nosso dia a dia. Vale ressaltar que os novos hábitos do consumidor e a consequente evolução nas vendas online vieram para ficar.

Mesmo aqueles que antes não tinham contato com o meio digital, passaram a entender a relevância deste recurso.

Os dados não mentem, investir em um e-commerce é investir no sucesso das suas vendas. Diante desse cenário, as expectativas e inovações para esse setor não param, há sempre tendências de tecnologia que serão relevantes para sua loja virtual, dentre elas, estão:

1 – Plataformas omnichannel
A perspectiva omnichannel considera que todos os canais de uma empresa devem ser usados, em simultâneo, para sustentar o processo de compras da forma que for mais conveniente ao cliente. O prefixo “omni” se refere ao conceito de onipresença, que deve favorecer a empresa em qualquer contexto de compra. Tal jornada inclui a pré-venda, a própria venda, o pós-venda e o desenvolvimento adicional de relacionamentos de longo prazo.

Entretanto, não basta criar pontos de contato nos diferentes canais de marketing: é preciso integrá-los, de modo que deem suporte uns aos outros no compartilhamento de informações que favoreçam a experiência de compra.

Essa estratégia já é uma realidade em muitas empresas, e o principal é entender que não pode haver diferenciação entre loja física e online, o estoque é um só e não faz diferença a maneira como o consumidor chega ao ponto de venda.

O importante é encantá-lo, onde quer que ele esteja, entregando experiências de compra que superem sua expectativa.

2 – Chatbots e inteligência artificial
Uma das mais promissoras aplicações da inteligência artificial é na área de robôs de chat, também conhecidos no mercado como chatbots. Eles permitem uma comunicação automatizada com o cliente e, desde que bem administrada, têm grande potencial para agilizar operações de atendimento no e-commerce.

A análise de cada interação chatbot-cliente pode considerar também a relevância do cliente para a empresa, por meio de integração com os sistemas de gestão da empresa.

Assim, é possível otimizar a necessidade de operadores humanos, justamente para atender os casos críticos em que o chatbot não consegue avançar em termos de capacidade de entendimento ou resposta.

3 – Pesquisa por voz
A comunicação por inteligência artificial deverá ser baseada em pesquisa por voz, recurso cada vez mais presente em aplicações da internet. É como se o seu assistente pessoal do Google estivesse integrado ao seu e-commerce de preferência, agilizando todo o processo de compra.

4 – Mobile first
O estudo Comércio Móvel no Brasil, da Mobile Time/Opinion Box, confirma a tendência de crescimento nessa área. Com dados de setembro de 2020, o estudo mostra que a utilização do smartphone como meio para a realização de compras online de produtos físicos segue crescendo no Brasil.

Em seis meses, a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o comércio móvel passou de 85% para 91%. Para se ter ideia, há quatro anos este percentual estava em 40%.

E não estamos falando apenas de um número maior de novos clientes. O uso recorrente do e-commerce também cresce. 76% dos consumidores móveis afirmam que hoje fazem mais compras por app ou site no smartphone do que faziam seis meses atrás, o que indica o ganho de popularidade do comércio móvel.

Muitos brasileiros não têm computador em casa, o que torna o smartphone a única ferramenta à disposição deles para o comércio eletrônico. É o que mostram os resultados para a pergunta se os consumidores móveis realizam mais compras pelo smartphone ou pelo computador:

– 79% dos respondentes das classes C, D e E apontam o smartphone, ante 63% daqueles das classes A e B.

– A diferença aparece também na segmentação por sistema operacional: 77% dos consumidores móveis com aparelhos Android fazem mais compras pelo smartphone, contra 68% dos que têm iPhone.

– Na média, 76% dos consumidores móveis preferem o smartphone ao computador para fazer compras.

5 – Blockchain
O blockchain, do inglês “encadeamento de dados”, é um banco de dados distribuído dos registros de todas as transações ou eventos digitais que foram executados e compartilhados entre as partes participantes.

É como se fosse um livro contábil, no qual cada uma das interações registradas é verificada e aprovada por consenso pela maioria dos participantes do sistema.

Como existem milhares de pessoas olhando os registros das transações, é muito difícil para os criminosos encontrarem caminhos viáveis para burlar o blockchain.

A tecnologia blockchain está sendo trabalhada incansavelmente nos últimos anos e tem alcançado sucesso nas aplicações globais financeiras e não financeiras, indo muito além do bitcoin.

Assim, torna-se um importante aliado das operações de e-commerce, já que resolve vários desafios relacionados à segurança digital. Afinal, são os dados pessoais e o número do cartão de crédito do cliente que estão em trânsito.

6 – Big Data
Na era da informação, a gestão de dados não é uma atividade qualquer para empresas e governos, trata-se de uma questão de sobrevivência.

Negócios digitais precisam ser capazes de extrair conhecimento relevante de um grande volume de informações, o que garantirá sempre mais vendas, serviços eficientes, redução de custos e clientes satisfeitos.

E como se extrai informação e conhecimento de dados? Implantando projetos de Big Data. Eles consideram que o volume de informação do mundo cresceu tanto que a quantidade examinada já não cabe na memória de processamento dos computadores.

Por isso, os engenheiros tiveram de aprimorar os instrumentos de análise. Nesse sentido, a era do Big Data desafia a maneira como vivemos e interagimos com o mundo.

Quanto maior o volume de dados captado dos seus clientes e leads, mais eficiente será a base de conhecimento que dará suporte à comunicação inteligente em seus canais digitais, especialmente na sua plataforma de e-commerce.

Em termos práticos, as vantagens são diversas. Você poderá otimizar os resultados das suas campanhas automaticamente conforme os interesses do público e criar promoções extremamente segmentadas com alto poder de conversão.

Já sabemos que um e-commerce e suas tendências são importantes para se manter no mercado atual e melhorar o desempenho do processo de compra. Mas, não podemos esquecer que é fundamental contar com uma equipe capacitada para elaborar a sua loja online, a fim de oferecer ao seus clientes uma plataforma profissional que resulte em uma boa experiência.

Conte com a Ceicom, conquiste ainda mais clientes, melhore suas vendas e não fique para trás no mundo digital.

Fonte: Jetecommerce

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